Oscar Fontoura Jr – perfil

OSCAR FONTOURA JR

direção de criação / design / video / fotografia

for English 

Oscar Fontoura Jr - art director and creative director


Contact: 55 11 99201.3795(WhatsUp) / 55 11 4152.2358
e-mail: fontoura@fontourahot.com.br
Web site & portfolio: www.fontourahot.com.br

download curriculum

Resumo:

[well]

  • Principais atributos: Design Gráfico, Direção de Arte, Produção De Vídeo, Projeto De Branding, Marca, Marketing Digital, web design, Ecommerce, Inbound, Mídia Digital, Design Promocional, Design De Embalagem
  • Oscar Fontoura Jr. tem uma vasta experiência como diretor de arte e diretor de criação em agências de publicidade brasileiras, como a Talent Comunicações e a FCB.
  • Projetos para mais de 120 clientes de diferentes segmentos feitos em gráficos,mídia eletrônica e web digital. Também foto e vídeo (recentemente).
  • Mais de 50 prêmios como publicidade criativa (Cannes – Sawa; festival Ibero Americano, festival London Int; NY Festival e festivais brasileiros).
  • Especialização em Publicidade (barchelor); História da arte; Google Adwords, Inbound e Digital Midia; Vídeo e foto.
  • Português brasileiro (nativo), inglês e espanhol.
  • Músico saxofonista. Ouça em www.jazzejoy.com.br

[/well]

Portfolio e filmes criados

Rolo de comerciais criados por Óscar até o ano 2000

Apresentação de portfólio atua com peças criadas e vídeos dirigidos e produzidos por Oscar Fontoura Jr.


Curriculum

Oscar Fontoura Junior, brasileiro de São Paulo, trabalha com publicidade desde 1979, primeiro como diretor de arte e, mais tarde, como diretor de criação e proprietário de seu próprio negócio, desde 2000.
Trabalhou em algumas agências muito importantes no Brasil como Talent Comunicação, como diretor de arte (1988-1990) e FCB (Foote, Cone & Belding)-  diretor de arte e posteriormente diretor de criação (1993-1997).

Mais de  50 prêmios e menções finalistas em festivais nacionais e internacionais

Neste período conquistou,  na área de criação em publicidade, mais de  50 prêmios e menções finalistas em festivais nacionais e internacionais como Sawa (Festival de Publicidade de Cannes), na publicação anual do Festival de NY, nos festivais de publicidade de Londres e no FIAP (Festival de Publicidade Ibero-Americano). Assim como Prêmio Colunistas,  Prêmio Cliente, e o então cobiçado Prêmio do Clube de Criação de São Paulo.

Durante esse período, trabalhou com muitas marcas internacionais  como Colgate – Palmolive, Faber Castell, Mastercard, Johnson, L’Oreal, Lancôme, Voith Hydro. Essa experiência lhe deu entendimento e condições de respeitar  polices, e também para planejar estratégias de branding.

Uma característica forte de seu trabalho é o pensamento criativo, voltado às estratégias de marketing, participando e orientando quando preciso o cliente nesse sentido.

Hot Branding, uma forma objetiva de se implementar uma visão holística na comunicação

Desde 2000, ele decidiu administrar seu próprio negócio, a Fontoura Hot Branding /Digital, tendo desenvolvido uma metodologia holística própria que integra os recursos convencionais com os digitais: o “HotBranding”.

Por possuir atribuições atribuições que atendem o conceito 360°, planeja, cria e produz publicidade (impressão, tv, web), incluindo campanhas de cross midia (online+offline).Também produz websites, e ecommerce, assim como cursos online. Como designer gráfico, também atende a área de pdv, embalagem e comunicação visual.

Os cases Anna Pegova e Parque Ecológico Imigrantes

Desde 1998, é o responsável pelo reposicionamento da marca criação e Anna Pegova – Paris, a marca francesa de cosmético estabelecida no Brasil, sendo responsável pela criação da comunicação na mida e internet nesse período.

Outro cliente atual é o Parque Ecológico Imigrantes, um empreendimento sustentável estabelecido pela Fundação Kunito Miyasaka. Desde 2010, o Óscar trabalha em  seu desenvolvimento e branding, criando posicionamento de marketing, design de marca, slogan, web site, e agora a sinalização e comunicação visual para o interior do parque.

Recentemente, nos últimos três anos, vem dirigindo e produzindo comerciais para web e broadcast e fotografia.

Formado em publicidade pela Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo (1983). Ele obteve especializações técnicas específicas em História da Arte, iluminação de estúdio para filmes, edição de filmes, mídia interativa, design para sites da Internet, Google Adwords e Inbound by Hubspot. Em 2017, também iniciou um MBA em Mídia Digital na ESPM / São Paulo (veja abaixo), no momento interrompido.

Como músico e saxofonista e trabalha como voluntário apoiando campanhas sociais.

______________________________________________________________

Capacitações

  • Planejamento de comunicação e midia
  • Criação e Produção publicitária e mídia para plataformas de midia impressa, eletrônica, e digital
  • Estratégia de branding e design. Inclusive construção de manuais de branding (veja em https://fontourahot.com.br/digital/portfolio/marca/#)
  •  Gerenciamento de políticas globais de branding em empresas sediadas no Brasil ou outras marketings (https://fontourahot.com.br/digital/clientes-atendidos-oscar-fontoura-jr/)
  •  Domínio das plataformas gráficas, eletrônicas e digitais, suas atividades envolvem: criação, design e produção de material gráfico (folders, embalagens); campanhas publicitárias e não-media
  • Criação, design e produção para web sites, e-mail, e-commerce, e-learning, campanhas on-line no Google Adwords, Google Panels e Face Book, além de outras mídias sociais
  • Criação, produção e direção para vídeo e fotografia
    Web site de comércio eletrônico bulding e gestão – blessoptical.com.br (ativo); www.delaurentis.com.br (ativo); www.hotdot.com.br (não ativo)
  • Elearning, produção de cursos online (para assistir a uma aula grátis clique aqui)Mais informações confira site e breve apresentação em: https://fontourahot.com.br/digital/suportes/

Para maiores informações acesse o link
https://fontourahot.com.br/digital/suportes/

______________________________________________________________

Graduações e Cursos Realizados

  •  Propaganda e Publicidade – Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo (Graduação – 1979/1982)
  •  História da Arte – Fundação Armando Álvares Penteado (Incomplete Degree – 1986)
  •  Saxofone – Nova Escola de Música (Leitura Musical – Solo e improvisação / 3 anos – 1987)
  •  Curso de Especialização Técnica do Adobe Dream Weaver (2000)
  • Curso de Especialização Adobe Premiere (2000)
  •  Curso de Especialização Flash – Centros Autorizados (2001)
  • Curso de Especialização Técnica – Iluminação para Cinema e Vídeo (Senac – 2014)
  •  Curso de Especialização Técnica – Adwords Avançado – Gobec / Google Partner (2015)
  • MBA – Gestão de Comunicação em Mídias Digitais – 2017 (incompleto)
  • Curso Master em Mídia Digital ( SINAPRO-2017)
  • Inbound (por Hubspot-2018)
  • Inbound Marketing (por Hubspot – 2018)
  • Programação em Mídia Digital (Google, Youtube) /

______________________________________________________________

Premiações conquistadas em agências anteriores

[well]

GTM&C GRUPO DE TRABALHO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO  (São Paulo / Brazil) / 1982-83

Prêmio Colunistas / Ouro – Institucional – Metacril/ Clube do Acrílico
Prêmio Colunistas Nacional / Prata – Automobilístico – Freios Varga
Clube de Criação de São Paulo / Anuário – Valisère 

TERRA DE PROPAGANDA (São Paulo / Brazil) 1984-85

Prêmio Colunistas São Paulo / Prata – Esmaltes Risqué
Prêmio Colunistas São Paulo / Prata – Tecelagem Vânia 

CBBA/PROPEG (São Paulo / Brazil)1985-89

FIAP Festival Ibero Americano de Publicidade / Ouro – outdoor/ CCPL/ Leite B Paulista
FIAP Festival Ibero Americano de Publicidade / Ouro – anúncio/ Repro Fotolitos
FIAP Festival Ibero Americano de Publicidade / Prata – tv/ CCPL/ Leite B Paulista
New York Festival /Finalista– tv / CCPL/ Leite B Paulista
Revista About/Voto Popular – Ouro-tv / CCPL/ Leite B Paulista
Revista About/Voto Popular / Ouro-outdoor/ DDPL/ Leite B Paulista
Clube de Criação de São Paulo / Anuário / Direitos Humanos 1
Clube de Criação de São Paulo / Anuário / Direitos Humanos 2
Clube de Criação de São Paulo / Anuário / ReproClube dos Diretores de Arte / Anuário / Direitos Humanos 1
Clube dos Diretores de Arte / Anuário – Repro 

TALENT/ COMUNICAÇÃO (São Paulo / Brazil) 1989-91

Prêmio Abril de Publicidade / Finalista – VidaInvest Bamerindus
Clube de Criação de São Paulo / Bronze– tv Lacta Páscoa
Clube de Criação de São Paulo / Prata – VidaInvest 

ADAG (São Paulo / Brazil) 1991-1992

New York Festival – Finalista- tv / Q Refresco / Ping Pong Amazônia  

FCB / FOOTE, CONE &BELDING (São Paulo / Brazil) 1992 – 97

New York Festival / Bronze- rev./ Banesto
FIAP- Festival Ibero Americano de Publicidade / Bronze– rev/ – Banesto
FIAP- Festival Ibero Americano de Publicidade / Bronze– tv/ Governo de Curaçao
SAWA- Cannes / Finalista– rev. / Santista Têxtil 1
SAWA- Cannes / Finalista- rev. / Santista Têxtil 2
London International Festival / Finalista- rev. / Barilla
London International Festival / Finalista– tv / – Santista Alimentos/ Maionegg’s
London International Festival / Finalista– rev. / – Santista Alimentos/ Boa Sorte com Ferm.
New York International Festival / Finalista– outdoor / – Santista Alimentos/Mila
Prêmio Abril de Publicidade / Finalista– campanha rev./- Gradiente/ Celulares
Prêmio Abril de Publicidade / Finalista– campanha rev./ – Tintas Coral
Prêmio Abril de Publicidade /Finalista- rev./ – Tintas Coral
Clube de Criação de São Paulo / Prata– tv/ Governo de Curacao
Clube de Criação de São Paulo / Prata– tv/ Santista Alimentos/ Margarina Bem-te-Vi
Clube de Criação de São Paulo / Bronze– jornal/ Notícias Populares
Clube de Criação de São Paulo /Bronze- rev./ Tintas Coral/ Copa
Clube de Criação de São Paulo / Bronze– outdoor/ Celular Gradiente
Clube de Criação de São Paulo / Bronze– jorn/ Jodaf
Clube de Criação de São Paulo / Bronze– jorn/ Notícias Populares / Leão Lobo
Clube de Criação de São Paulo / Anuário– tv / Tintas Coral / Sogra
Clube de Criação de São Paulo / Anuário– tv / Santista Alimentos/ Farinha Boa Sorte
Clube de Criação de São Paulo / Anuário– tv / Tintas Coral / Sogra
Revista About / Ouro– Prêmio Cliente Anuário- tv / Cadeia Santista
Revista About / Ouro– Prêmio Voto Popular- tv / Cadeia Santista
Revista About /Prata– Prêmio Voto Popular- campanha tv / Óleo Cocineiro
Revista About /Ouro– Prêmio Voto Popular- tv / campanha Tintas Coral / Coralmur
Revista About / Ouro– Prêmio Cliente- tv / campanha Tintas Coral/ Coralmur
Revista About / Prata- Prêmio Cliente- rev. / campanha Série Lápis / Faber- Castell
Prêmio Colunista de São Paulo / Ouro– tv / Santista Alimentos/ Farinha Boa Sorte
Prêmio Colunista de São Paulo / Bronze– tv / Tinta Coral / Sogra
Prêmio Colunista de São Paulo / Bronze– an / Faber- Castell
Prêmio Colunista de São Paulo / Bronze– an / Tintas Coral / Colorservice

THE GROUP SB AMERICA (São Paulo / Brazil)1997-2000

Revista About / Ouro– Prêmio Cliente- tv / Campanha Editora do Brasi 

FONTOURA HOT BRANDING  (São Paulo / Brazil) since 2000

(I decided not register any more work in festivals since 1999

[/well]

______________________________________________________________

Lista de clientes atendidos por área de 1983 to 2018

Health & Care

Anna Pegova
Colgate Palmolive
Germaine Monteaux
Warner Lambert / Lubriderm
L’oreal
Lancôme
Biotherm
Tampax – Tambrands

UP John – Farmácia Laboratórios
Immedin
Niasi Cosméticos: Esmalte Risquè, colônias,
tinturas para cabelo Nuance e Biocolor.
Citrovit

Bless Optical / De Laurentis

Automotive

Freios Varga
Bridgestone / Firestone
Asia Motors / Towner

Educational/ Cultural
Faber-Castell

Gulliver Brinquedos

Revista Veja – Ed. Abril

Editora do Brasil

Notícias Populares

Harmonia Educação e Cultura

SENAC Cursos de Extensão

Parque Ecológico Imigrantes

Fundação Kunito Myiasaka

Corporative /Institutional

Cia. Suzano de Papel e Celulose
Associação dos Produtores de
Papel Cartão e Celulose
Rhodia
Construtora Arão Sahm
Lopes Consult de Imóveis

Harmonia Educação e Cultura
Metacril/Clube do Acrílico
Carbocloro
ISS Services

Santa Ercília Holding
Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado de Roraima

Prefeitura de Osasco / Adm. Parro

Voith Hydro

Windlogistics Freitforwarding

Fundação Kunito Myiasaka

Parque Ecológico Imigrantes

Tourism & Hotels
Governo de Curaçao
Oficina de Turismo de Cartagena de Indias- Colômbia

Hotel Mofarrej Sheraton

Rede de Hotéis Meliá

Household

SC Johnson

Tintas Coral

Lorenzetti

Trorion Colchões

Food & Beverages

Ajinomoto – Sazoon

Cervejaria Schincariol

Cadbury’s Schweep’s

CPL-  Cia Paulista de Laticínios
Cervejaria Belco

Cevall Alimentos

Etti

Lacta
Kellogg’s
Massas Renata

Pastifício Selmi

Perdigão

Santista Alimentos
Vinagre Castelo
Sucos Maguary
Q Refresco: Fresh, Fest, Ping Pong
Remy Lacave
Vinho Chianti Ruffino
Whisky Dewards
Whisky Ballantine’s

Fashion & Textile  Industry
Santista Têxtil
Valisère
Richard’s
Cia. Hering
Wrangler Jeans
Puc Infantil
Nike
Santista Textil
Levi’s
Harry’s
Brooksfield
Calçados Búfalo

Tecnologie / IT /Electronics

Novell Network
Lotus Education
Gradiente Telefone Celular
Labo Computadores
Brastemp
Cygnus Equipamentos de Som Profissionais
Semp Toshiba

SSI- Simpósio de Segurança em Informática (ITA)
Trorion Colchões

Tivit
Fujitsu -Plasma Tv
Nakamishi- áudio e home-theater
Mc Intosh – high fidelity sound systems
Siemens Aparelhos Auditivos

Unisys Brasil

StockPhotos

Financial
Grupo Martinelli
Bamerindus Seguros
Banco Multiplic

BFB -Itau
Lloyds Bank
Banco Banesto
Fininvest
Mastercard
Bic Banco
Citibank (prospecção)

 

 

Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram