Era sexta-feira e estava a caminho do litoral quando recebi a ligação do assessor de marketing político e comunicação André Torreta, comentando que precisava urgente de uma logomarca para o Governo do Pará, pois estavam vendo opções há seis meses e ainda não tinham conseguido optar por nenhuma. Como eu já havia feito uma marca para este cliente há anos atrás, talvez com sorte acertaria novamente. O prazo era urgente, para variar.

Outra observação era que eles gostavam de grafismos fortes e coloridos, meio parecido com as marcas de campanhas eleitorais.

Estava indo para a praia, e a opção que tinha era apenas pensar.

Na segunda feira iniciei o trabalho avaliando as marcas de outras gestões anteriores, e Governos de Estado no norte e nordeste. Todas tinham estas características. Fontes pesadas, faixas coloridas. Algumas eram até bem alegres e divertidas.

Resolvi então partir para a minha interpretação do que seria o Governo do Estado do Pará.

Após uma imersão pontual na cultura local, descobri que um dos pontos de orgulho do amapense era o equinócio. Outra característica relevante era a diversidade e preservação das matas naturais, e mananciais.

 

O resultado foi uma marca com fontes elegantes, sóbrias e clássicas, dignas de um Governo de Estado sério. Também um grafismo que representava as riquezas locais, a mata representada por um ícone árvore, e o equinócio representado pelo Sol poente sobre as águas.

Esta opção foi enviada na terça-feira às 14 hs, com outras mais próximas do briefing, e foi aprovada às 18 hs da mesma terça-feira.

Posteriormente solicitaram para mudar a fonte, e deixar mais próxima da anterior, algumas considerações com cor. Após duas semanas de opções chegou-se à conclusão que a marca era a primeira apresentada.

Resumindo, resolvemos em 2 dias uma questão que já levava seis meses de discussões. Bingo!

Para a felicidade do parceiro de marketing que somou bons pontos na estima do Governador.

 

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