Existem algumas pequenas porções do nosso corpo que acabam sendo responsáveis por fatos significativos na história da humanidade.

Não é ao cérebro que me refiro, mas sim ao umbigo.


Esta pequena porção franzida e taciturna, bem no meio da barriga é capaz de conduzir desejos, vidas e controlar até toda a humanidade.


Deve existir alguma ligação entre o umbigo e o cérebro (não sou cientista). Talvez neuronial, ou hormonal , que faz com que a razão e o bom senso se dobrem a sua vontade. Quantas besteiras a humanidade já suportou só porque o autor ao invés de ouvir a razão, consultou o umbigo. Napoleão deveria ter dado ouvidos a sua mãe quando ela avisou: filho leve um agasalho quando invadir a Rússia, porque faz frio lá. Idem Hitler, que já tinha o exemplo histórico, mas ouviu o umbigo: você pode ser melhor que Napoleão. Some a isso um etcetara histórico.

Assim vai a humanidade e seus excêntricos, que não medem as consequências, apaixonados por uma ideia própria, sem abrir mão, ou se preocupar em medir a consequência. No mundo corporativo, empresários que desperdiçam milhões. Cegos pela paixão pessoal, não planejam, não ouvem o mercado, nem os chatos contrários. Apenas o umbigo, e os aduladores. Também é impressionante como o recurso surge magicamente quando a ideia é própria.

O umbigo é um grande inimigo da boa propaganda.

Muito diferente do feeling que é resultado do background colhido em anos de experiência e conhecimento do público. Quem cria ou aprova por critérios e gosto pessoal está fadado ao fracasso. O “eu gosto mais desse aqui”, precisa ser substituído por “esta mensagem é a mais adequada para meu público e produto”.

Ao se fazer comunicação é necessário pensar dentro do universo de valores da audiência, num formato que o surpreenda, mas não escandalize. Ser do povo, mas melhor que ele.

Antes de tudo é preciso ter humildade, destronar o umbigo e dar a ele sua devida posição: bem no meio da barriga.

Publicado por Oscar Fontoura

Diretor de Criação e Diretor de Arte (com redação), premiado em diversos Festivais de Publicidade (mais de 50 premiações). Possui visão 360°, desenvolvendo estratégia de branding e inbound. Possue habilidades atuando em outras áreas como programação de mídia online e offline (impressa e eletrônica); web design ; UX; design gráfico; design de marca; comunicação visual; inbound marketing; produção e direção de video; produção gráfica; packaging design; endomarketing. Mais recentemente Coaching / Mentoria (pessoal, liderança e equipe). Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com cursos de extensão em outras instituições como Hubspot, Adobe, PUCRS, FAAP. Atua em publicidade desde 1980, atendeu mas de 150 diferentes marcas em agências como Talent e FCB, atualmente presta consultoria em sua própria empresa. Disponível e livre para novos desafios. Portfolio (à partir de 2000) https://fontourahot.com.br/digital/portfolio/trabalhos/ Portfolio em vídeo https://youtu.be/39IN9kPoxm0?si=ykiLVtnWW_tdQZ23 Videos produzidos e dirigidos por Oscar Fontoura Jr https://youtu.be/W5Ij1w_eXng?si=0ZQCmWc4NNXzHmsK Comerciais premiados criados até 2000 (para assistir versão completa clique na lista) https://youtu.be/-52H8jSmt7k?si=aGFru-iyD9boIhrd

Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram