Parque Ecológico Imigrantes. Branding do pré lançamento à implantação.
O projeto de branding criado pela Fontoura Hot Branding para o Parque Ecológico Imigrantes privilegia os aspectos de sustentabilidade e acessibilidade do empreendimento, que são pontos chaves em seu posicionamento e diferencial como empreendimento.
O trabalho iniciou com a criação do conceito e assinatura para a marca, dando sequência ao design. Inicialmente foi criada uma maquete em 3D para ilustrar os materiais para captação de patrocínios (folder, vídeo, web site), e a comunicação visual que utiliza recursos da tecnologia digital para reforçar a acessibilidade a pessoas deficientes.
Empreendido pela Fundação Kunito Miyasaka, está localizado em área preservada de Mata Atlântica ao largo da Rodovia dos Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo. O terreno foi doado à Fundação pelo povo japonês na ocasião do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e um dos objetivos do Parque é ser um espaço dedicado ao estudo e preservação da Mata Atlântica, além de ser um exemplo de construção e pensamento sustentável.
A Fontoura Hot tem participado em parceria com a Pix Marketing e Comunicação desde 2008, com a criação da marca e seu conceito: “O CORAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA”.
Tópicos deste texto:
1. Parque Ecológico Imigrantes – Branding e Logotipia
2. Parque Ecológico Imigrantes – Vídeo de apresentação na Batimat – França 2009
3. Parque Ecológico Imigrantes – Sustentabilidade e acessibilidade com uso de braile e QR Code na comunicação visual
4. Parque Ecológico Imigrantes – Website responsivo com reservas online
5. Parque Ecológico Imigrantes – Folders, folhetos e banners de apresentação
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Parque Ecológico Imigrantes – Branding e Logotipo
O desenvolvimento da marca utilizou uma folha em formato de coração para expressar o carinho na dedicação do espaço à contemplação, preservação da Mata Atlântica. Também o respeito pelas pessoas com limitações físicas, ou deficientes, através de seus recursos de acessibilidade.
Os traços estilizam um pincel japonês, sendo que as cores representam uma paleta presente nas flores e elementos locais.
O projeto total é um exemplo do desenvolvimento consistente de branding, mantendo sua proposta original em cada material. Compreende desde a marca e conceito; vídeos de apresentação com ilustrações em 3d; folder de apresentação em português / inglês / japonês; banners e convites para evento de lançamento; e-mails; web-site com central de reservas, crachá para visitante e todo projeto de sinalização interna com informações ao visitante.
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Parque Ecológico Imigrantes – Vídeo de apresentação na Batimat – França 2009
O projeto foi apresentado na BATIMAT, conceituada feira internacional de construção e arquitetura com vídeo de 17 min produzido pela Fontoura Hot Produção Digital, e foi considerado como uma das melhores apresentações do segmento sustentabilidade. Produzidos com passeios virtuais em 3D. O material foi modelado a partir dos projetos originais em CAD fornecidos pelo arquiteto.
O vídeo tem também versão reduzida em japonês, pois foi apresentado ao governo do Japão.
Outros materiais como apresentação eletrônica em power point também foram produzidos para efeito de prospecção.
É um prazer ver ao vivo o projeto em realização e passear nos cenários reais.
Criação: Oscar Fontoura Jr
Produtora: Fontoura Hot Digital
Direção: Oscar Fontoura Jr
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Parque Ecológico Imigrantes – sustentabilidade e acessibilidade com uso de braile e QR Code na comunicação visual
Por se tratar de um projeto sustentável, a escolha dos materiais de comunicação visual seguiu esse critério, dando preferência aos ecologicamente corretos e recicláveis como alumínio, pet ou pvc.
A comunicação visual além de ser indicatica, é informativa, trazendo informações sobre o Parque, sobre os conceitos e elementos sustentáveis de sua arquitetura, uso de materiais. Na recepção o visitante tem uma verdadeira aula de sustentabilidade com painéis INFOGRÁFICOS, que possuem links para internet com QR CODES, complementando a informação. Como a acessibilidade é um dos fundamentos do Parque, os QR codes conduzem a páginas com áudio gravado para deficientes visuais.
Painéis infográficos com links em QRCode para páginas do site
Totens em ACM (material reciclável), com letras em recorte.
Painel institucional com info sobre a Fundação Kunito Myasaka Painéis de sinalização externos. Braile para deficientes visuais e trilhas acessíveis
Direção de Criação e design gráfico: Oscar Fontoura Jr
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Parque Ecológico Imigrantes – Website responsivo e reservas online
O website tem sido uma ferramenta importante na fase de captação de recursos e apresentação do empreendimento a prospects e patrocinadores. Expões de forma didática os objetivos institucionais do Parque. Futuramente irá se tornar um portal de informações e consulta. Possui fácil navegação, e plataforma responsiva para tablet e celular.
Possui uma plataforma de agendamento, visto que as visitas devem ser agendadas.
Web site e Central de Reservas Online para o web site
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Parque Ecológico Imigrantes – Folders, folhetos e banners
Os materiais gráficos preservam a linguagem, e tem sido estratégicos na fase de prospecção de patrocinadores e apoiadores apresentando e valorizando o empreendimento.
Folders de apresentação para prospects e visitantes