Duas mentiras sobre mídias digitais:

1) Você consegue fazer sozinho
2) Com um pouquinho de dinheiro você consegue ter resultados satisfatórios.

Algumas verdades nas mídias digitais:

1) Quem tenta fazer sozinho sem um profissional qualificado não obtém resultados satisfatórios.
2) Quem quer investir só um pouquinho, perde esse pouquinho
3) Quem cumpre as etapas necessárias, e investe de forma correta, tem retorno satisfatório e reaplica.

O formato “do it yourself”  oferecido pelo Google e Youtube tem levado muita gente a experimentar a ferramenta. Porém a maior parte numa experiência negativa, investindo o bônus recebido e não tendo retorno satisfatório. Outra questão é que inflaciona o valor por click na ferramenta, utilizando o bônus recebido de forma indevida ao oferecer um valor alto no leilão de palavras, só para se ver no topo da lista por poucos dias. No final acaba não reinvestindo pelo alto ROI (Return of Investiment) gerado.

Não seria por menos, anunciar em midia digital é um processo que requer acompanhamento, dedicação e expertise da ferramenta para se ter resultados assertivos e otimização dos recursos. Uma boa adequação do seu anúncio ao algaritmo Google, poderá render muita economia, para isso ele deve cumprir todas as exigências da ferramenta quando montado, e isso não se consegue com o processo auto guiado. Depende também do SEO na landing page.

Existe uma diferença grande entre um clique e um lead qualificado, que acaba refletindo no ROI. De uma maneira bem genérica o lead qualificado corresponde a 0,5% do total de impressões, ou 5% dos cliques realizados. Mas esse retorno irá depender diretamente da taxa de conversão no segmento, do SEO realizado no site, “tagueamento” de páginas e produtos, da estrutura da campanha proposta, e das configurações no Google Analyctics. Todos estes aspectos categorizam a campanha junto ao Google a acabam conquistando melhores taxas de conversão, rentabilizando o investimento posterior em mídia. Sem isso a chance de insucesso é grande.

Também  existem diversos detalhes nos aspectos de criação e formatação do material, como a inserção de call actions, formulação de mensagens que irão refletir diretamente na quantidade de cliques qualificados sobre o anúncio. Gerar um lead à partir desse clique passa a ser outra etapa, que envolve outras ações como ferramentas que estimulem a conversão, configurações de Analytics, campanhas de remarketing.

Portanto a visão de que qualquer pequeno investimento gera retorno é falsa. É necessário um investimento inicial para setup, estrutura de site e campanha para não desperdiçar o posterior em mídia digital. Sem falar de estar preparado para consolidar os leads recebidos, como uma estrutura de contato por telefone, ou alguma estratégia para o contato direto.

Um planejamento em midia digital bem feito além de estabelecer objetivos, contempla todos estes aspectos, e permite mensurar com maior precisão o investimento em mídia x retorno desejado.  Dessa forma, à partir daí você pode ter com um pequeno investimento retornos satisfatórios.

Esta é a grande vantagem deste recurso, que permite medir retorno com precisão e prever resultados. mas precisa ser bem implantado.

Fora isso boa sorte!

Oscar Fontoura Jr

Comunicação: Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Com especializações em História da Arte / FAAP; Marketing Digital; Inbound Marketing: UX Design  .
Coaching: Professional Self Coach, Life Coach,  e Analista Comportamental, pelo Instituto Brasileiro de Coaching IBC ; Leader Coach pelo Behavioral Coaching Institute – BCI; e Mentoria e Coaching de Equipes PUC RS..
Aconselhamento: Aconselhamento Bíblico pela ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos Módulos 1,2,3; Cursos ministrados pelo Centro de Aconselhamento Bíblico da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (IPP), outros.

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