A Macro Economia, o Macaco Velho e o Velho Guerreiro.
O cenário macro econômico, revela que 2017 é um ano para cautela, perspicácia e baixa expectativa. Europa, Estados Unidos, e China ainda se recuperam da crise gerada na última década. Donald Trump, presidente dos EUA recém-eleito, já gera insatisfações na China, Irã e México. O Brasil, que submergiu num processo de degradação moral e econômica, tenta resgatar seus investidores externos.
A perspectiva otimista está numa frase do respeitadíssimo economista Delfim Neto, então ministro e macaco velho na economia brasileira, à imprensa nos anos 80:
“o Brasil deve ter sido feito de cortiça, porque sempre tem alguém tentando afundar e não consegue”.
Crise é o momento certo para se sair da zona de conforto e buscar alternativas. Na crise as pessoas amadurecem, profissionalizam-se, e descobrem novos caminhos. A penicilina surgiu numa crise.
A economia atual, embora lenta, possui nichos de mercado que podem ser trabalhados. Para isso as ferramentas de pesquisa digital podem ser fortes aliados. A mídia digital, através de sua tecnologia, possui facilidade para identificar e se comunicar com os nichos, fornecendo informações mais precisas ao anunciante e planejador. Os meios gratuitos, como as mídias sociais e Whats Up, passaram a serem utilizados para a divulgação, e até mesmo comercialização de produtos e serviços. Existem cursos online, via Whats Up. O PAG SEGURO desenvolveu uma ferramenta de pagamento a partir do Face Book. O e-commerce cresceu, e as estratégias de CRM passaram a ser mais valorizadas como forma de trabalhar com mais intensidade o cliente já conquistado. Na mídia convencional, que está com valores inferiores e menos concorrentes anunciando, é o momento certo para planejar, consolidar sua marca, e aguardar o mercado para implantar estratégias mais intensas de varejo. O uso do “cross media” permite utilizar o potencial da grande mídia em pequenos formatos e complementar o conteúdo com a web.
O que não falta é circunstância e tecnologia de informação para serem utilizadas de forma criativa. Pois como diria Chacrinha, o Velho Guerreiro:
“quem não se comunica, se estrumbica“.
[content_box]
Oscar Fontoura Jr.
Sócio diretor Fontoura Hot Branding
FaceBook: fontoura-hot-digital
[/content_box]