A Macro Economia, o Macaco Velho e o Velho Guerreiro.

O cenário macro econômico, revela que 2017 é um ano para cautela, perspicácia e baixa expectativa. Europa, Estados Unidos, e China ainda se recuperam da crise gerada na última década. Donald Trump, presidente dos EUA recém-eleito, já gera insatisfações na China, Irã e México. O Brasil, que submergiu num processo de degradação moral e econômica, tenta resgatar seus investidores externos.

A perspectiva otimista está numa frase do respeitadíssimo economista Delfim Neto, então ministro e macaco velho na economia brasileira, à imprensa nos anos 80:

“o Brasil deve ter sido feito de cortiça, porque sempre tem alguém tentando afundar e não consegue”.

Crise é o momento certo para se sair da zona de conforto e buscar alternativas. Na crise as pessoas amadurecem, profissionalizam-se, e descobrem novos caminhos. A penicilina surgiu numa crise.

A economia atual, embora lenta, possui nichos de mercado que podem ser trabalhados. Para isso as ferramentas de pesquisa digital podem ser fortes aliados. A mídia digital, através de sua tecnologia, possui facilidade para identificar e se comunicar com os nichos, fornecendo informações mais precisas ao anunciante e planejador. Os meios gratuitos, como as mídias sociais e Whats Up, passaram a serem utilizados para a divulgação, e até mesmo comercialização de produtos e serviços. Existem cursos online, via Whats Up. O PAG SEGURO desenvolveu uma ferramenta de pagamento a partir do Face Book. O e-commerce cresceu, e as estratégias de CRM passaram a ser mais valorizadas como forma de trabalhar com mais intensidade o cliente já conquistado. Na mídia convencional, que está com valores inferiores e menos concorrentes anunciando, é o momento certo para planejar, consolidar sua marca, e aguardar o mercado para implantar estratégias mais intensas de varejo. O uso do “cross media” permite utilizar o potencial da grande mídia em pequenos formatos e complementar o conteúdo com a web.

O que não falta é circunstância e tecnologia de informação para serem utilizadas de forma criativa. Pois como diria Chacrinha, o Velho Guerreiro:

“quem não se comunica, se estrumbica“.

[content_box]

oscar-whatsOscar Fontoura Jr.
Sócio diretor Fontoura Hot Branding
FaceBook: fontoura-hot-digital

 

[/content_box]

 

Publicado por Oscar Fontoura

Diretor de Criação e Diretor de Arte (com redação), premiado em diversos Festivais de Publicidade (mais de 50 premiações). Possui visão 360°, desenvolvendo estratégia de branding e inbound. Possue habilidades atuando em outras áreas como programação de mídia online e offline (impressa e eletrônica); web design ; UX; design gráfico; design de marca; comunicação visual; inbound marketing; produção e direção de video; produção gráfica; packaging design; endomarketing. Mais recentemente Coaching / Mentoria (pessoal, liderança e equipe). Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com cursos de extensão em outras instituições como Hubspot, Adobe, PUCRS, FAAP. Atua em publicidade desde 1980, atendeu mas de 150 diferentes marcas em agências como Talent e FCB, atualmente presta consultoria em sua própria empresa. Disponível e livre para novos desafios. Portfolio (à partir de 2000) https://fontourahot.com.br/digital/portfolio/trabalhos/ Portfolio em vídeo https://youtu.be/39IN9kPoxm0?si=ykiLVtnWW_tdQZ23 Videos produzidos e dirigidos por Oscar Fontoura Jr https://youtu.be/W5Ij1w_eXng?si=0ZQCmWc4NNXzHmsK Comerciais premiados criados até 2000 (para assistir versão completa clique na lista) https://youtu.be/-52H8jSmt7k?si=aGFru-iyD9boIhrd

Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram