O Brasil há anos vem se destacando como um mercado promissor em cosméticos, hoje ocupando e as primeiras posições internacionais, apesar do momento. As opções de linha profissional e produtos com venda por catálogo, comércio eletrônico, continuam crescendo. Basta que se visite a uma feira de cosméticos para entender o tamanho e potencial deste mercado.
Se avaliarmos os cases de sucesso neste segmento, podemos afirmar que um fator fundamental da venda junto a seu público está no valor que o mesmo atribui à marca. A confiança na mesma está entre os grandes decisores de compra.
O planejamento eficiente de branding é imprescindível para que a marca obtenha seu devido valor, preferência e identidade diante de tantas opções.
A Fontoura Hot desenvolveu o projeto de HOTBRANDING para atender a necessidade de velocidade de implantação e racionalidade de custos deste segmento.
Com características objetivas e funcionais o HOTBRANDING passa a ser uma ferramenta de trabalho imprescindível para o desenvolvimento da marca, sua comunicação e comercialização. Ele vai permitir que se alcance objetivos de uma forma muito mais rápida, com um investimento muito mais racional.
A qualidade da formulação criativa da comunicação, na fase posterior de implantação vai contribuir diretamente para isso, pois é ela que define o formato visível ao público, se não for competente, todo o trabalho de planejamento não passará de um mero discurso.
“Criar para cosmético e moda requer uma série de particularidades, muitas vezes o que se torna criativo para determinados produtos pode ser catastrófico nestas categorias. Pequenos detalhes muitas vezes têm um peso grande como diferencial.
Trabalho com este segmento desde 1983, e tive a oportunidade de trabalhar diferentes públicos e categorias de produto (veja relação abaixo). Dos populares, aos produtos top de linha dirigidos a um nicho. Esmalte, fragrâncias, tinturas para cabelo, shampoo, hidratantes, antiidades. Cada público tem um comportamento diferente, às vezes para o mesmo segmento de produto. E o mesmo se atribui a diferentes produtos que têm o mesmo público (ex: perfume, antiidade). Também empresas, de familiar a multinacional, que têm culturas e operações completamente diferentes.
Em 1984 demos uma virada na Niasi com o esmalte Risqué que cresceu substancialmente em share, grande responsável foi a comunicação, reconhecido pelo cliente. Em 1995 atendendo parte do Grupo Lóreal na FCB, participei do lançamento do antiidade Revitalize da Lancôme que tinha uma linguagem completamente diferente da usual da Lancôme. Nas palavras do diretor de marketing na época: c’est une revolution. A comunicação de Anna Pegova, que acompanho desde 2004, tem sido referência no segmento, e o valor atribuído a esta marca cresceu significativamente desde então. “
Há mais de 12 anos a agência trabalha a conta de Anna Pegova, e recentemente lançou a linha Pególia Pro, para o mercado profissional.
HOTBRANDING - saiba mais
Clientes atendidos no segmento Saúde, Beleza e Moda desde 1983
SEGMENTO SAÚDE E BELEZA
- Anna Pegova
- Colgate Palmolive
- Germaine Monteaux
- Warner Lambert / Lubriderm
- L’oreal
- Lancôme
- Biotherm
- Tampax – Tambrands
- Immedin (campanha de prospecção)
- Niasi Cosméticos:
- Esmalte Risquè, colônias,
- tinturas Nuance e Biocolor.
- Citrovit
[/span3]
[span3]
SEGMENTO MODA E TEXTIL
- Santista Têxtil
- Valisère
- Richard’s
- Cia. Hering
- Wrangler Jeans
- Puc Infantil
- Nike
- Santista Textil
- Levi’s
- Harry’s
- Brooksfield
- Calçados Búfalo