Comunicação e Desenvolvimento Humano, Isso faz sentido?
Corporação, mercado, colaboradores, clientes– por trás da complexidade que cada termo destes representa existe um elemento chave: pessoas.
“Empresas são pessoas, mercado são pessoas, colaboradores são pessoas, e clientes são pessoas. Dentro de cada pessoa existem desejos, sonhos, motivações, ansiedades, medos, e crenças.”
Dessa forma para se conseguir um diálogo com cada um destes personagens é necessário conhecer o íntimo das pessoas. O que os motiva, aquilo que os faz mover ou aderir a um objetivo comum. É por aí que se inicia uma campanha de comunicação de sucesso, seja ela voltada ao mercado, público interno ou colaboradores. Lembro do Júlio Ribeiro, na minha sala falando: “propaganda tem que pegar no fígado”.
Você já parou para pensar o quanto o seu discurso de missão é relevante para o seu funcionário?
Engajamento, motivação, só são conquistados quando conseguimos traduzir os objetivos corporativos de uma forma que represente um ganho aos colaboradores. E mais de 50% dos casos, não significa dinheiro. Esse é o papel de um projeto de endomarketing bem feito. Ele tem que partir do íntimo dos motivadores, para que abracem a causa como sua. Esse é só um exemplo.
As pessoas se sentem naturalmente motivadas na sua empresa, possuem iniciativa?
O quanto seus colaboradores se sentem participando das conquistas de sua empresa, qual a responsabilidade que cabe a eles? É muito fácil, simplesmente acusar esta geração de individualista, sem engajamento, e “nem aí com nada”, porém é importante avaliar o quanto se sentem pertencentes ao processo. Como aquele operário que construiu a Torre Eiffel, e disse para os filhos: “tá vendo aquele parafuso, fui eu que apertei”. No mundo digital o registro dessa participação física fica mais difícil, pois grande parte do trabalho se torna invisível, e não materializado. Mas é bem possível.
Comunicador especializado no coração humano.
Há anos venho pesquisando no sentido de entender melhor o íntimo das pessoas, incluindo o meu!
Inicialmente como publicitário, para produzir anúncios mais eficientes para meus clientes. Para isso estudei comunicação / publicidade, marketing, inbound marketing.
Sempre me interessei por psicologia, lendo, consultando – o cérebro humano, nosso “coração” sempre foi objeto de muita curiosidade.
Neste últimos anos, pandemia e pós, completei a formação e passei a atuar como Conselheiro Bíblico. Neste processo desenvolvi o prazer em poder ajudar no crescimento e orientação de pessoas. Isso me levou à formação em Personal Coaching e Análise Comportamental.
Posso dizer que estou especializado em pessoas, mais especificamente especializado no coração humano.