Por Oscar Fontoura Jr
Empresas são pessoas, mercado são pessoas, colaboradores são pessoas, e clientes são pessoas. Dentro de cada pessoa existem desejos, sonhos, motivações, ansiedades, medos, e crenças.
Dessa forma para se conseguir um diálogo com cada um destes personagens, ou personas, é necessário conhecer o íntimo de cada um, mais propriamente do ser humano. O que os motiva, aquilo que os faz mover ou aderir a um objetivo comum. É por aí que se inicia uma campanha de comunicação de sucesso, seja ela voltada ao mercado, público interno ou colaboradores. Lembro-me do Júlio Ribeiro, na minha sala, falando: “propaganda é como box, tem que pegar no fígado!”. Ele se referia à criatividade, mas com alta relevância.
Criatividade é a A capacidade de ligar informações, processos e pessoas aos resultados e objetivos.
Engajamento, motivação, só são conquistados quando conseguimos traduzir os objetivos corporativos de uma forma que represente um benefício aos stakeholders, e em mais de 50% dos casos não significa dinheiro, e sim realização, perspectiva e vários outros fatores. Os colaboradores precisam abraçar os objetivos da empresa ou causa, como se tivessem partido deles.
Você já parou para pensar o quanto o seu discurso de missão é relevante para o seu funcionário?
Quais as razões pela falta de engajamento, motivação e iniciativa da sua equipe?
O quanto seus colaboradores incorporaram a visão e missão da sua empresa?
Ligar todos esses pontos é uma tarefa que requer criatividade, sensibilidade. Uma simples palestra de motivação é insuficiente para resolver estas questões. É necessário um programa com diversas ações planejadas que criem impacto, conscientização, mudança de crenças ou cultura, motivação, e que tenha sustentação, utilizando ou criando meios de comunicação com funcionários e liderança, que mantenham a proposta viva. Caso contrário eles vão esquecer no outro dia, diante da avalanche de informações que nos cercam.
Para compor esse programa, podemos dispor da metodologia do coaching, com seus conteúdos e ferramentas sobre liderança, propósito, engajamento, aliados à criatividade em comunicação para gerar mensagens que sejam notadas, gerem impacto e mantenha as mensagens vivas na memória.
Cada programa é um caso, porque corporação, mercado, colaboradores, clientes são orgânicos, constituídos de um elemento valioso: pessoas. E pessoas são um caso sério!
#aconselhamento #coaching #coachingbiblico #mentoria
Oscar Fontoura Jr
Comunicação: Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Com especializações em História da Arte / FAAP; Marketing Digital; Inbound Marketing: UX Design.
Coaching: Professional Self Coach, Life Coach, e Analista Comportamental, pelo Instituto Brasileiro de Coaching IBC ; Leader Coach pelo Behavioral Coaching Institute – BCI; e Mentoria e Coaching de Equipes PUC RS.
Aconselhamento: Aconselhamento Bíblico pela ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos Módulos 1,2,3; Cursos ministrados pelo Centro de Aconselhamento Bíblico da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (IPP), outros.