Comunicação e Desenvolvimento Humano, Isso faz sentido?

Corporação, mercado, colaboradores, clientes– por trás da complexidade que cada termo destes representa existe um elemento chave: pessoas.

“Empresas são pessoas, mercado são pessoas, colaboradores são pessoas, e clientes são pessoas. Dentro de cada pessoa existem desejos, sonhos, motivações, ansiedades, medos, e crenças.”

Dessa forma para se conseguir um diálogo com cada um destes personagens é necessário conhecer o íntimo das pessoas. O que os motiva, aquilo que os faz mover ou aderir a um objetivo comum. É por aí que se inicia uma campanha de comunicação de sucesso, seja ela voltada ao mercado, público interno ou colaboradores. Lembro do Júlio Ribeiro, na minha sala falando: “propaganda tem que pegar no fígado”. 

Você já parou para pensar o quanto o seu discurso de missão é relevante para o seu funcionário?

Engajamento, motivação, só são conquistados quando conseguimos traduzir os objetivos corporativos de uma forma que represente um ganho aos colaboradores. E mais de 50% dos casos, não significa dinheiro. Esse é o papel de um projeto de endomarketing bem feito. Ele tem que partir do íntimo dos motivadores, para que abracem a causa como sua. Esse é só um exemplo.

As pessoas se sentem naturalmente motivadas na sua empresa, possuem iniciativa?

O quanto seus colaboradores se sentem participando das conquistas de sua empresa, qual a responsabilidade que cabe a eles? É muito fácil, simplesmente acusar esta geração de individualista, sem engajamento, e “nem aí com nada”, porém é importante avaliar o quanto se sentem pertencentes ao processo. Como aquele operário que construiu a Torre Eiffel, e disse para os filhos: “tá vendo aquele parafuso, fui eu que apertei”. No mundo digital o registro dessa participação física fica mais difícil, pois grande parte do trabalho se torna invisível, e não materializado. Mas é bem possível.

Comunicador especializado no coração humano.

Há anos venho pesquisando no sentido de entender melhor o íntimo das pessoas, incluindo o meu!

Inicialmente como publicitário, para produzir anúncios mais eficientes para meus clientes. Para isso estudei comunicação / publicidade, marketing, inbound marketing.

Sempre me interessei por psicologia, lendo, consultando – o cérebro humano, nosso “coração” sempre foi objeto de muita curiosidade.

Neste últimos anos, pandemia e pós, completei a formação e passei a atuar como Conselheiro Bíblico. Neste processo desenvolvi o prazer em poder ajudar no crescimento e orientação de pessoas. Isso me levou à formação em Personal Coaching e Análise Comportamental.

Posso dizer que estou especializado em pessoas, mais especificamente especializado no coração humano.

Mostrar o caminho e orientar para que não se perca.

Definir o caminho e estratégia a serem seguidos, é a primeira grande tarefa, porém muita campanha genial sofre distorções e se perde no dia a dia. Para manter o trabalho dentro dos parâmetros e critérios é importante que se façam acompanhamentos posteriores, para checar os materiais. A equipe precisa atuar como sherifes da proposta.

“Muitas empresas multinacionais têm normas de comunicação, padrões de design que devem ser seguidos. É importante entender estes padrões, e poder criar novas ideias sem chocar com os policies internacionais.”

Como contratar?

A consultoria criativa objetiva um determinado projeto, portanto, não se trata de uma relação full time, pode ser contratado com base em diária, ou horas de reunião – online, ou presencial, de acordo com a necessidade. No contrato são estabelecidos valores para reuniões na empresa, online, diária, reunião com cliente, caso necessário.

  Atribuições da Consultoria Criativa

  • Desenvolvimento do planejamento de comunicação e estratégia criativa;
  • Planejamento de endomarketing e comunicação interna;
  • Entender as orientações da marca, e direções de marketing do cliente;
  • Participar de reuniões de briefing, e torná-lo compreensível à equipe;
  • Orientar a equipe de criação (diretores de arte e redatores), na busca de ideias originais e relevantes;
  • Avaliar e selecionar as melhores ideias da equipe a serem apresentada;
  • Palestra e workshop para equioe, colaboradores e clientes

Multimídia, empecializado em pessoas.

Oscar Fontoura Junior, atuou como diretor de arte e criação em empresas como CBBA/PROPEG, TALENT e FCB. Iniciou como diretor de arte, posteriormente diretor de criação. Desenvolveu em sua própria empresa o planejamento de branding, mídia digital, fotografia e vídeo.

Óscar, em sua carreira acumulou mais de mais de 50 premiações em festivais nacionais e internacionais , para cerca de 130 clientes de diferentes segmentos. Tem acompanhado o desenvolvimento da tecnologia através de especializações, transitando com propriedade pelas plataformas de mídias impressas, eletrônica e digital. 

A música é um hobby que desempenha com performance profissional. 

Atualmente atua como coaching, com formação pelo IBC. O que somou a sua experiência de multimidia, uma especialização em pessoas..

Atribuições profissionais

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